sábado, 10 de setembro de 2011

Secretária de Educação participa de Fórum Nacional

 
Sec. de Educação de Messias Targino Professor Regivania Rodrigues e Sandra Meireles Sec. de Assu
      Durante os dias 30 e 31 de agosto e  01 e 02 de setembro, a Secretária de Educação professora Regivania Rodrigues de Almeida esteve em Mata de São João/BA, participando do 4º FNEX ( Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação).
Professora Regivania e o Ministro de Educação Fernando Haddad
        O evento contou com a presença de autoridades ilustres como o Ministro da Educação Fernando Haddad, a presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e relatora do PNE (Plano Nacional de Educação), deputada Fátima Bezerra (PT-RN), o prefeito do município de Mata de São João, João Gualberto Vasconcelos, Antonella Scolamiero, Representante Adjunta do Unicef no Brasil, o coordenador da Área de Educação da Unesco no Brasil, Paolo Fontani, e a presidenta da Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação), Ieda Nogueira  e durante a semana tivemos vários palestrantes do MEC.
A delegação Potiguar saudando o Ministro
         No decorrer do evento foram tratados temas como: Piso Salarial e Plano de Carreira e Remuneração do Magistério; Políticas Públicas da Educação Básica; Processo de Construção do PNE; Direito à Educação; Formação de Professores e vários outros temas de relevante importância.
          Na cerimônia de abertura, a presidenta da Undime e Secretária Municipal de Educação de São Bernardo do Campo, professora Cleuza Repulho, mencionou as várias lutas nas quais a Undime esteve engajada nos últimos 25 anos, com destaque para a participação na direção da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
Prof. Regivania (Sec de Educ.), Prof. Glécia ( representando a sec. de Triunfo Potiguar), Prof. Cácio Santos (sec. de Educ.de Janduis)

       O coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, discutiu as emendas prioritárias do PL 8035/2010 (Plano Nacional de Educação). A coordenadora executiva, Iracema Nascimento, apresentou o projeto “Acesso, permanência, aprendizagem e conclusão da Educação Básica na idade certa – Direito de todas e de cada uma das crianças e adolescentes”, junto com Julia Ribeiro, oficial do programa de educação do Unicef Brasil. Cleuza chamou a atenção para a emenda da Campanha ao PNE, apoiada pela Undime, que pede o aumento de recursos para educação do patamar de 7% do PIB (defendidos pelo Governo Federal) para 10% do PIB. Em 17/8/2011, a Campanha divulgou a nota técnica "Por que 7% do PIB para educação é pouco? Cálculo dos investimentos adicionais necessários para o novo PNE garantir um padrão mínimo de qualidade", com cálculos que comprovam a necessidade de investimentos dessa magnitude. 
A Deputada Federal Fátima Bezerra (PT/RN) e A Sec. de Educação professora Regivania




         A deputada Fátima Bezerra, em sua fala lembrou que o PL 8035/2010 recebeu mais emendas do que a Constituição, o que, para ela, expressa o desejo que a sociedade tem de influenciar sobre os destinos da educação brasileira. A deputada ressaltou que mais de 70% das metas do PNE que se expirou (2001-2010) não foram alcançadas e uma das razões foi justamente a falta de financiamento. “As metas do novo PNE que está em discussão só serão realizadas se houver maior participação da União no financiamento da educação. A defesa de mais recursos para a área não é discurso corporativista, como alguns setores gostam de acusar, é fala de quem tem responsabilidade com esse país, para que se torne a nação que queremos”, declarou Fátima.    


A Deputa Federal Fátima Bezerra com a delegação Potiguar

         Ela ainda saudou o movimento “PNE pra Valer!”, criado e coordenado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. “Assim como o ‘Fundeb pra Valer!’ foi vitorioso, o ‘PNE pra Valer!’ também será vitorioso”. 
Veja outras fotos do evento:








Nenhum comentário:

Postar um comentário