terça-feira, 31 de maio de 2011

Biblioteca Municipal Eurides Jales

       Já está em funcionamento a Biblioteca Municipal de Messias Targino Eurides Jales, a mesma foi reaberta neste sábado (28) e está aberta à comunidade nos seguintes horários: 07:00hs às 11:00hs, 13:00hs às 17:00hs e das 19:00hs às 22:00hs de segunda à sexta-feira.


      Desde já, nós da Secretaria Municipal de Educação agradecemos o comparecimento da comunidade e informamos que o ambiente da Biblioteca é adequado para a leitura e estudos em grupo, pois é de fácil acesso e tem profissionais capacitados para ajudar no que precisar.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Registro de Aniversário

      Está completando mais um ano de vida hoje (25) a Secretária Municipal de Educação de Messias Targino Regivania Rodrigues de Almeida.
Regivania Rodrigues - Secretária de Educação

    Desejamos um feliz aniversário, que Deus continue te abençoando e  te iluminando, seja feliz e faça o que você consegue fazer tão bem, levar a felicidade para as pessoas com sua presença, Parabéns!!!Felicidades!!!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Registro de Aniversário

                   Está apagando velinhas hoje (23 de maio) a Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação Valdélia Gomes de Oliveira.

Coordenadora Pedagógica Valdélia

            Nós que Formamos a Equipe da Secretaria Municipal de Educação, desejamos que Deus te acompanhe sempre e ilumine teus caminhos, para que possas ser feliz, fazendo seres felizes! Que continues espalhando paz, alegria, amor e simpatia! Parabéns!!!! Felicidades!!!!

sábado, 21 de maio de 2011

Escola Municipal Júlio Benedito Participa de Caminhada de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra a Criança e o Adolescente

Sec. de Assistência Social Anderson Medeiros e Sec. de Educação Regivania Rodrigues de Almeida

Sec. de Assistência Social e Francimar Ferreira da Silva Diretor da Esc. Mun. Prof. Júlio Benedito
 
Sec. de Assistência Social, Diretor da Escola e as Conselheiras Tutelar Cláudia e Mara Sandra
 
            Durante toda a semana os Professores da Escola Municipal Professor Júlio Benedito trabalharam o tema "18 de Maio Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes" e na quarta-feira (18) a Comunidade Escolar participou da Caminha realizada em parceria com outras instituições.
Professor Ricard, Coordenadora Milene e as Técnicas Aida e Thallyssa

           No dia 19 (quinta-feira) foi dado continuidade aos trabalhos com o tema, a Escola recebeu as técnicas Aida Regis (Assistente Social) e Thallyssa Thannaka Guimarães (Psicológado) do CRAS - Centro de Referência e Assistência Social " Casa da Família" - As técnicas proferiram palestras para os alunos do 6º ao 9º ano sobre a temática enfatizando a prevenção e o combate a Violência Sexual, firmando parceria para temáticas a serem trabalhadas durante o ano na referida Escola.

Veja mais fotos da caminhada e palestras abaixo:

















Secretaria de Educação realiza reuniões com os Conselhos de Educação



          
    A Secretaria Municipal de Educação realizou nos dias 17, 18 e 19 de maio, na Sede da Secretaria, uma série de reuniões ordinárias com os Conselhos da Merenda Escolar – CAE, que tem como Presidente a representante de pais de alunos Antonia Wilma Cardoso Monteiro; Conselho Municipal de Educação – CME, que é presidido pela Secretária de Educação a Professora Regivania Rodrigues de Almeida; Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, que tem como presidente a representante de professores, a Professora Antonia Wilma Jales Dantas.
          As reuniões tiveram como pontos principais nas pautas a apresentação dos cardápios da Escola Municipal Professor Júlio Benedito e da Universidade Infantil Elza Jales; Informes da secretária de Educação; Prestação de Contas e reajuste salarial dos profissionais da educação e escolha de representantes dos referidos Conselhos para fazer parte do Comitê Gestor do PAR- Plano de Ações Articuladas.





sexta-feira, 20 de maio de 2011

Educação em Ação

                A Secretaria Municipal de Educação sentindo a necessidade de divulgar suas ações criou este Blog para que, a partir deste a comunidade tome conhecimento e tenha interesse de participar de forma mais ativa no que acontece na Educação do Município.
                Daremos início relembrando algumas das ações realizadas de 2005 aos dias atuais e começaremos atualizar esta página diariamente mostrando como funciona a Educação Messsiense, os avanços que temos conseguido, a forma como trabalhamos, enfim acompanhando o Educação em Ação através do link educacaomessiense.blogspot.com você ficará bem informado sobre tudo que acontece na Rede Municipal de Ensino.

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

Ações da Secretária Municipal de Educação 2005/2011
·         Semana pedagógica (2005,2006,2007,2008,2009,2010,2011);
·         Aquisição de material didático/ pedagógico, (jogos educativos, livros paradidáticos, teatros de fantoche, fantoches, etc)
·         Distribuição de fardamento escolar pra toda rede municipal em 2006 e 2009;
·         Adesão a vários Programas educacionais e de formação continuada: Gestar II, Pro-infantil, Pró Letramento, Brasil alfabetizado, Projovem Campo Saberes da Terra, Programa de Aceleração da Aprendizagem, Escola Ativa (específico para zona rural), Proinfo, Formação pela escola;
·         Merenda Escolar de boa qualidade;
·         Adesão à compra direta;
·         Transporte escolar (inclusive para os Universitários);
·         Reforma e ampliação da escola Municipal Professor Júlio Benedito (banheiros com acessibilidade, sala de recursos multifuncional, laboratório de informática, etc);
·         Aquisição de quadros brancos para Escola Júlio Benedito;
·         Aquisição de mobiliário para todas as escolas, (fogão, mesas, cadeiras, armários, geladeira, etc);
·         Reposição anual dos itens de cozinha, (pratos, colheres, copos, bacias, garrafas de café, xícaras, etc);
·         Compra anual de 150 carteiras;
·         Informatização da Secretaria de Educação, Escola Júlio Benedito e Universidade Infantil;
·         Quadra de esporte na escola Júlio Benedito;
·         Incentivo ao esporte na escola (Participação nos JERN’S, com boa classificação a nível de estado, desde 2005);
·         Reforma das escolas da zona rural;
·         Reforma da Universidade Infantil;
·         Implantação do novo Plano de Cargo e Carreira do Magistério, contemplando o novo piso salarial para o magistério;
·         Implantação de Creche na Unidade II Antonio Jácome (Sítio Trincheira);
·         O maior reajuste salarial para o magistério foi em 2006;
·         Selo Escola Solidária para o Júlio Benedito em 2006 e 2009;
·         Certificado de Honra ao Mérito para o Júlio Benedito pela participação e desempenho dos alunos da escola na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas;
·         Elaboração do Plano de Ações Articuladas – PAR;
·         Elaboração do Plano Estratégico da Secretária – PES;
·         Criação do Conselho de Escola da Escola Municipal Professor Júlio Benedito;
·         Criação do Comitê Gestor da Educação de Jovens e Adultos;
·         Adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE);
·         Aquisição de parque Infantil para a Escola Júlio Benedito e Para Universidade Infantil;
·         O Município ficou em 5º lugar entre os municípios pequenos na última pesquisa do IDEB com a nota 3.3.
·         A Escola Municipal Professor Júlio Benedito subiu a média do IDEB de 2.8 para 3.4.